terça-feira, 16 de agosto de 2011

EQUIPAMENTO - Parte 2

*Por Eduardo

Antes de avançarmos na verificação do equipamento que utilizaremos em nossa empreitada, registro que vendi a minha moto (Suzuki Bandit 650 N 2009) para adquirir outra mais adequada para esta viagem. Estou em busca de uma Yamaha Fazer 600 S igual a do Edgar. Já constatamos a diferença que a carenagem/bolha faz em termos de conforto ao pilotar.

Alpinestars AST-1 (waterproof)
Alpinestars 7-10 (waterproof)
Pois bem, para proteção externa, utilizarei jaqueta impermeável da Alpinestars, modelo 7-10. Já faz tempo que tenho esta jaqueta e já pude utilizá-la na chuva. Não descartamos a possibilidade de utilizarmos capa plástica para chuva, mas a princípio esta jaqueta protege bem contra a água. A calça foi recentemente adquirida (veio de Londres, também Alpinestar, modelo AST-1) e ainda não usei. Imagino que deve ser tão confiável quanto a jaqueta - ambas se conectam na altura da cintura por um ziper. É um traje formidável!
Alpinestars Ridge (waterproof)
Ainda, botas também impermeáveis Alpinestars, modelo Ridge. Estas botas são lindas, e realmente à prova d'água, mas me preocupei um pouco porque o cano é muito curto, o que pode fazer com que entre água pela boca... estou contando que minha calça vá resolver este problema! E não descartamos a hipótese de utilização de polainas plásticas sobre as botas. Devo levar botas sobressalentes, já que tenho um par de Bull Terrier Electra que já estão bem mais gastas. Esta decisão somente será tomada depois que as malas estiverem prontas - ocupam muito espaço.
Bull Terrier Electra
RST Alpha WP
E para arrematar, luvas também à prova d'água, marca RST, modelo Alpha WP, trazidas de Londres também. Levaremos mais uns 3 pares de luvas cada um, para uso em diferentes situações. Quanto mais densas são as luvas, menor é o tato com os comandos da moto. Portanto, se não estiver chovendo, utilizaremos as luvas mais simples, para proteger do sol, vento, pedrinhas e insetos, etc. Para frio seco, também uma determinada luva.
Em Ushuaia chove o ano inteiro. Conforme é possível verificar neste climograma, a época em que vamos viajar é a que melhor combina chuva e frio: chove menos e mantém temperaturas médias mais altas:
Clima em Ushuaia

Mas a época é de chuva no Brasil; daí o alto investimento em equipamentos à prova d'água para garantir o melhor conforto possível em tão severas condições de viagem: moto, chuva, longas distâncias, muito tempo, etc.