sábado, 14 de janeiro de 2012

13º Dia - De Goiânia a Ushuaia

Origem: Punta Arenas-CHL
Destino: Ushuaia-ARG
Distância percorrida no dia: 475km
Distância percorrida total: 7920km

*Por Eduardo

Chegamos ao Fim do Mundo! Estamos maravilhados!

Acordamos em Punta Arenas às 5:00h, e a manhã estava gelada e com chuva fina. Não havia garagem coberta, e as motos estavam molhadas. E foi nestas condições que tivemos que organizar as malas e sair rumo ao porto onde tomaríamos a barcaça para realizar a travessia do Estreito de Magalhães.


No ponto de embarque, conversamos com o Elias, funcionário da Transbordadora Austral Broom, um sujeito engraçado demais que já trabalhou em portos do nordeste brasileiro.


O Ferry Boat parte às 9:00h para Porvenir-CHL e retorna para Punta Arenas às 16:00h. É  bem espaçoso e tem uma cabine confortável.





Chegando ao porto de Porvenir, começou o tão temido trecho de 170km de rípio (cascalho) até a fronteira, na cidade (chilena) de San Sebastian. Até que não enfrentamos problema nessa parte da viagem, já que o rípio não estava fofo. Mas havia caído chuva na noite anterior, então a lama ofereceu um certo grau de dificuldade. Ao final do trecho, consideramos que o rípio foi desmistificado, e poderemos enfrenta-lo sem tensão, desde que seja respeitado (não passamos dos 80km/h, usamos freio motor, não fazemos mudanças bruscas de rumo, etc.).

 




No caminho, vimos manadas de guanacos, animais fascinantes que pulam as cercas ao longo da estrada com uma facilidade impressionante.

Os trâmites de saída do Chile foram bem mais ágeis, sem revista às bagagens no retorno à Argentina.

 
À partir dali, nossa preocupação era com os pneus. Estavam muito desgastados, e não encontramos novos em Punta Arenas, a maior cidade dessa redondeza. O pneu da moto do Edgar já estava na lona (rodou uns 6500km e acabou com menos de 15 dias). Confira o comparativo:


Após o retorno à Argentina, província de Ilha Grande de Tierra del Fuego, rodamos novamente pela Ruta 3 margeando o Atlântico. Lindo demais!!

Chegamos na cidade de Rio Grande, e adentramos ao centro para abastecer. Foi quando passou um sujeito numa Yamaha R6, que chamado pelo Edgar, veio ao nosso encontro e nos levou até uma motopeças na cidade.

Ficamos admirados de ver o estoque de itens na MotoHouse, onde finalmente encontramos pneus para nossas motos, por um preço melhor do que aquele encontrado em Ciudad del Leste. Os três pneus ficaram por R$1470,00 (a Terra do Fogo também é uma zona franca|).

 

Decidimos que não trocaríamos os pneus ali, pois ainda podíamos rodar um pouco mais com os velhos. Apenas o Edgar trouxe o dele para trocar em Ushuaia. Eu e Joelson deixamos para pegar os nossos na volta, pois teremos que passar por Rio Grande novamente.


Dando sequência na viagem, passamos pela cidade de Tolhuin, a qual nos informaram ser a única cidade argentina na parte ocidental da Cordilheira dos Andes. Não paramos, pois queríamos chegar a Ushuaia hoje ainda.

E conseguimos!!

A entrada de Ushuaia é linda. Há famílias acampadas ao longo dos 100km anteriores, em meio a bosques com lagos de beleza de tirar o fôlego. Paramos para observar o Lago Fagnano (no meio do trajeto, colocamos o pneu do Edgar na minha moto, que estava com a carga mais baixa).




Nos quilômetros finais, muitas curvas em meio a picos nevados, tudo encantador. E finalmente avistamos os portais de entrada da cidade.

Confesso que me emocionei ao ver que estávamos alcançando a cidade mais ao austral do mundo. Foi a concretização de um sonho, algo planejado com tempo e que agora foi executado com êxito. Nossa expedição ao Fim do Mundo está sendo um sucesso para nós, e estamos satisfeito por este feito.

A todos que nos apoiou e de qualquer maneira colaborou para que isto acontecesse, apresentamos nossos sinceros agradecimentos.

Passaremos 3 noites nesta cidade pela qual somos tão apaixonados. Conheceremos suas atrações turísticas e continuaremos a contar aqui no blog.

E a Expedição não pára! Regressaremos por um caminho diferente do que viemos, o que torno esta viagem uma "sempre ida", de Goiânia a Goiânia.

Forte abraço a todos, e muchisimas gracias.