quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

11º Dia - Los três chicos en Chile

Origem: El Chaltén-ARG
Destino: Punta Arenas-CHL
Distância percorrida no dia: 700km
Distância percorrida total: 7445km

*Por Eduardo

Hola personas, que tal?

Onze dias na estrada e estamos loooonge de casa, e cada dia indo pra mais distante. Estamos em Punta Arenas-CH!!

Neste dia acordamos na Hosteria La Piedra com tempo bom. Temperatura: 16ºC. Tomamos o melhor café da manhã deste ano, com o qual passaríamos todo o dia.


Na saída de El Chaltén, o monte Fitz Roy parecia acenar a despedida enquanto os 12 cilindros se distanciavam rapidamente. Quero voltar aqui um dia.

Passamos pelo mesmo - e único pavimentado - caminho (incluída a Ruta 40), regressando até Rio Gallegos-AR (gajegos).

No meio deste trajeto, encontramos com dois paulistas em BMWs F800, seguindo para Ushuaia. Encontramos com eles novamente mais adiante, mas tomamos rumos diferentes.


Dali pra frente, placas indicando a fronteira com o Chile.
Abastecemos e zarpamos, 90km até o Paso da Integración Austral. Gastamos quase duas horas com trâmites, que conta com uma fila pra saída da Argentina, uma para entrada no Chile, outra para ingresso das motos e mais uma para assinar uma declaração juramentada de não se estar portando material impróprio (vegetais, sementes, etc.), para finalmente passar por uma revista "pro forma" na nossa bagagem.



Adentrando o Chile, nada muda na paisagem, senão a sinalização rodoviária. Portanto, da-lhe ventania. Um pouco à frente e já avistávamos o Estreito de Magalhães, ao qual margeamos até Punta Arenas.



Punta Arenas é uma cidade que tem um aspecto de já ter sido muito movimentada um dia. O que encontramos, entretanto, foi uma cidade repleta de edifícios vazios, ruas com pouco movimento, mas ainda assim com forte apelo turístico.

Foi difícil achar hospedagem com lugar para guardar as motos. Também são muito caras as diárias por aqui. Perambulando por mais de uma hora sob o sol das 23:00h, e com ventos gelados, encontramos o Hostal Oro Fueguino (http://www.orofueguino.cl/). U$100 a diária.

Ficaremos duas noites aqui, pois a balsa que segue para a Ilha Grande da Terra do Fogo (onde está Ushuaia) sai apenas uma vez por dia, às 9:00h. Aqui tem uma Zona Franca onde pretendemos fazer algumas comprinhas, inclusive repuestos y neumáticos para as motos. Também queremos dormir, pois enfrentaremos um duro trajeto pelo rípio (cascalho), de cerca de 200km, para chegar em Ushuaia.

Nos vemos!