terça-feira, 17 de janeiro de 2012

16º Dia - Gracias, Ushuaia. Te veré de nuevo algún día!

Origem: Ushuaia-ARG
Destino: Rio Gallegos-ARG
Distância percorrida no dia: 730km
Distância percorrida total: 8650km

*Por Eduardo

Hoje, 16º dia na estrada, sob sol e temperatura de 23ªC, nos despedimos de Ushuaia. Havíamos planejado um passeio por um teleférico antes de partir, mas com diversos eventos a serem cumpridos para alcançar o objetivo do dia, resolvemos zarpar. Inclusive, minguaram bastante as fotos...

Senti um aperto no coração ao deixar pra trás esta cidade que tanto desejei conhecer - não apenas ela, pois poderíamos ter vindo de avião: mais barato, mais rápido, mais confortável. Mas para mim, Ushuaia precisava ser "conquistada", e numa incursão por solo, não por ar. Não me canso de afirmar o quanto estou satisfeito!!

Pois bem. Há alguns dias, na vinda pra cá, estávamos apreensivos por não encontrar cobiertas (pneus) para as motos, os quais estavam no fim. Encontramos em Rio Grande, e o Edgar já levou o dele para cambiar em Ushuaia. Eu e Joelson deixamos para pegar os nossos na volta. Então a primeira missão do dia foi passar na loja Moto House e pegar os pneus para trocar. Mais difícil que encontrar os pneus, foi encontrar uma gomeria para cambiarlos. Gastamos quase duas horas para encontrar uma, após visitarmos diversos estabelecimentos.

Ainda assim, cabia a nós retirar e colocar as rodas nas motos. O borracheiro apenas montou os pneus. Pagamos 30 Pesos cada.


Com as motos ok, fomos encarar novamente o trecho não pavimentado que obrigatoriamente deve ser percorrido para quem quiser a Ushuaia pela via terrestre (cerca de 130km - menos do que na vinda por Porvenir-CHL). Antes, porém, trâmites de fronteira no Paso de San Sebastian (sai da Argentina, entra no Chile). Tudo isso encheu muito o dia.


Um trecho da estrada próximo a Cerro Sombrero está asfaltado, mas ainda não entregue.


Quando termina o rípio, começa o mais perfeito asfalto em que já pudemos rodar, e que nos leva até a embarcación para travessia do Estreito de Magalhães (para as três motos, pagamos 125 Pesos argentinos). Toda travessia que se faz do Magallanes é no Chile.


Aceleramos tranquilos rumo ao Paso da Integracion Austral, para sair do Chile - entrar novamente na Argentina. Trâmites rápidos, possivelmente pelo adiantado da hora (era umas 21:00h).


Tudo certo, fomos rumo ao nosso objetivo do dia, Rio Gallegos, onde foi difícil encontrar hospedagem, mas finalmente conseguimos. Passavam das 23h quando nos deitamos, e não queremos que isto se repita!

Amanhã iremos dormir em Caleta Olivia-ARG.

Estou de olho nas dicas que o amigo Flávio Farias (experiente viajero) nos deu, mas já sinto a impressão de estar deixando belas coisas pra trás. Definitivamente não poderemos conhecer todas as maravilhas que nos cercam a cá.

Forte abraço a todos!