segunda-feira, 22 de agosto de 2011

AFINAL, QUE IDÉIA É ESTA?

*Por Eduardo

Aproximando-se cada dia a data da nossa partida rumo à cidade mais austral (mais ao sul) do mundo, é natural que as pessoas, ao ficarem sabendo do plano, 'franzam a testa':
"- Ushuaia?"
"- Onde fica? E o que tem lá de especial?"
"- 12.000 km? De moto?? Por quê???"
Paixão por motos é isto mesmo: os apaixonados não conseguem explicar; os que não gostam, não conseguem entender.
Sou motociclista há 12 anos. Assim que completei 18 anos (1999), peguei minha primeira moto. Não tenho influência nenhuma na família para gostar delas, mas tendo aprendido a pilotar ainda na adolescência, experimentei uma sensação de liberdade que até então desconhecia. Naquela primeira motocicleta - uma Honda Biz - realizei minhas primeiras viagens sozinho (minha família praticamente não viajava a passeio). Eu tirava uma ou outra manhã para visitar cidades próximas a Goiânia, como Pirenópolis, Goiás, etc. Não descarto a possibilidade da paixão por motos ser, na verdade, uma paixão pela liberdade, que acabamos materializando nestes veículos.

O Edgar participou de muitas destas viagens, e foi aí que aprendeu a pilotar. Conheço o Edgar desde 1994, quando estudamos juntos no Colégio Hugo de Carvalho Ramos, e a amizade que construímos com as famílias um do outro permitiu que pudéssemos agora desenhar e executar este Projeto.
Enfim, passando por diversos tipos de motos, e vivendo diversas situações com elas, começamos a projetar a combinação de duas coisas maravilhosas: viagem (ninguém duvida de que seja uma das melhores coisas da vida) e moto. E realmente fizemos muitas viagens de moto. Para quem não sabe, digo que todo final de semana tem encontro de motociclistas em diversos lugares do Brasil - basta conferir no site http://www.mototour.com.br/ e verá os mais diferentes destinos para os motociclistas pegarem a estrada. E o que fazemos nesses encontros? Particularmente, não acho que tenha nada de muito interessante neles, senão as próprias e mais diferentes motos, bem como uma nova cidade que se conhece. Estes encontros são na verdade um pretexto para o motoqueiro pegar a estrada. É a estrada que realmente importa! Não interessa muito o destino, mas sim o caminho. Poderíamos seguir para Ushuaia de avião, muito mais barato, mais confortável, rápido... mas e os ares? Os cheiros, as cores, as coisas, as pessoas, os lugares, as paisagens...? Tudo isto não se tem na cabine de um avião!

Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina

Então, escolhemos ir de moto por um caminho mais longo possível, para passar muito tempo sobre elas, em contato direto com as diversas coisas que veremos. Qual pode ser a estrada que melhor nos permitirá isto? Ushuaia, no extremo sul da América do Sul, na Argentina,  fica a cerca de 6.000km de Goiânia. Para se ter uma idéia, Buenos Aires fica a cerca de 3.000km - metade do caminho. Ushuaia é a capital da provícia de Tierra del Fuego, e é a cidade mais próxima da Antártida - daí ser chamada a mais austrau, a que fica mais ao Sul no Planeta.

Anualmente, muitos aventureiros seguem para Ushuaia pela via terrestre, mas precisam enfrentar trechos sem asfalto, além de ser necessário tomar embarcações para atravessar canais. Nas próximas postagens falaremos sobre o roteiro que pretendemos percorrer.

Eu já fui nos EUA; Edgar conhece a Europa. Estamos ansiosos para descobrir, por nós mesmos, as coisas que estão às nossas costas. Não tenho dúvidas de que a América do Sul é um destino turístico maravilhoso, mas pouco valorizado por nós que só temos olhos para o Norte. Em breve descobriremos as surpresas que a Patagônia nos reserva.