domingo, 25 de setembro de 2011

PROVÁVEL ROTEIRO DE IDA

Ontem, 24/09/2011, eu e Edgar colocamos as motos na estrada. Finalmente, após longas procura e espera, peguei a moto que me levará até o fim do mundo - e ela está tinindo (além de linda)! Pegamos a BR-153 e seguimos até o segundo retorno após Hidrolândia-GO. As retas e a pouca quantidade de carros nos convidavam a acelerar forte, e pudemos uma vez mais confirmar o quanto faz diferença a proteção da carenagem. Seria bom o Joelson providenciar uma bolha para sua moto, pois o vento cansa demais.
Yamaha FZ6 S2 2008 (Eduardo) e 2009 (Edgar) 

Depois do tiro rápido de 110km, viemos pra casa fazer o churrasco comemorativo da compra dessas motos. A Natália (namorada do Edgar) também veio, e tivemos um jantarzinho muito bacana.
Edgar, Natália e Adriana
Durante esta semana, o Edgar entregou sua tarefa de determinar o roteiro que percorreremos até Ushuaia. Com saída de Goiânia-GO marcada para o dia 26/12/2011, pretendemos seguir até Ponta Grossa-PR, passando por Itumbiara-GO, Prata-MG, São José do Rio Preto-SP, Marília-SP, Ourinhos-SP, num total de 1.126km.


Para o segundo dia, projetamos seguir de Ponta Grossa-PR até São José do Norte-RS, num percurso de 1.135km.
O Edgar esteve conversando com um conhecido que é da cidade de Rio Grande-RS, que passou belas dicas para aquele que será o nosso segundo dia de viagem. Já pretendíamos passar pela Serra do Rio Rastro, em Santa Catarina com suas deslumbrantes paisagens, e agora decidimos também seguir na BR-101, no trecho em que ela passa entre o Oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos.

Serra do Rio do Rastro (SC) - Absurdo viver no Brasil e não querer conhecer isto!
Veja que nesses primeiros dois dias, estaremos fazendo trechos acima de 1.000km diários, mas durante a viagem verificaremos se o ritmo está bom ou não. Estou com planos de tirar muitas fotos no caminho. E para o dia seguinte (28/12/2011) está prevista a entrada no Uruguai pelo Chuí-RS. Os procedimentos de fronteira podem ser demorados, mas queremos passar em Punta del Leste e Montevidéu neste mesmo dia. A idéia é dormirmos em Colonia del Sacramento, de onde parte o Buquebus até Buenos Aires. Devemos rodar, então, 240km no Brasil e 510km no Uruguai (não sei como fazer o Google Map calcular esta distância, mas foi determinada no www.ruta0.com).

Este trecho acima será percorrido pela rodovia litorânea.

No dia seguinte, atravessaremos o Mar del Plata de ferry boat, e chegaremos na capital argentina, onde passaremos o reveillon 2012 (lembrando que meu aniversário é dia 31/12 :o) ). A Adriana e Nícolas devem vir de avião para nos encontrar, assim como a Marínia (esposa do Joelson). Devemos ficar longe das motos uns 3 dias, passeando por Buenos Aires.
Embarcação para travessia do Uruguai para a Argentina
www.buquebus.com


No dia 02/01/2012 daremos prosseguimento à nossa expedição pela Ruta 03-AR, com paradas diárias em Viedma (930km), Comodoro Rivadavia (980km), Rio Gallegos (780km) e finalmente, dia 05/01/2012, Ushuaia (580km). Neste último trecho, enfrentaremos cerca de 200km de rípio - uma espécie de terra misturado com cascalho grande, ou seja, difícil estrada sem pavimento - além de fazer a travessia do Estreito de Magalhães no transbordador (http://www.tabsa.cl/), isto em solo chileno, entre Punta Delgada e Bahia Azul.

Roteiro de Ida - click

Devemos passar 2 ou 3 dias no nosso destino final, entre passeios locais, descanso, revisão das motos, etc. Daí iniciaremos o retorno possivelmente em 08/01/2012. E passaremos por um caminho diferente, o qual ainda está sendo definido, mas que em breve deve constar do blog.