terça-feira, 10 de janeiro de 2012

9º Dia - Tocada Austral

Origem: Sarmiento-ARG
Destino: El Calafate-ARG
Distância percorrida no dia: 1230km
Distância percorrida total: 6390km

*Por Eduardo

A internet está muito lenta e não dá pra postar fotos.

Em mais um dia em que recordes de nossa "Expedicao - do Cerrado ao Fim do Mundo" foram quebrados, completamos nosso nono dia acordando em uma gelada Sarmiento-AR, de onde saímos muito cedo. Temperatura: 6ºC.


Antes das 9:00h já havíamos queimado um tanque de gasolina (cerca de 250km), e só então tomamos o café-da-manhã. Estávamos com um ousado objetivo a ser alcançado neste dia, e não poderíamos dar às motos o luxo de ficar paradas. O resultado foi quase 1300km rodados em 18 horas de pilotagem.


Estamos na província de Santa Cruz.



Saindo do pior hotel em que ficamos desde o dia que saímos de Goiânia, seguimos pela Ruta 26 até Comodoro Rivadávia-AR, uma cidade fincada às margens do Oceano Atlântico. Pilotamos por um bom tempo na estrada do litoral, Ruta 3, e paramos para dar uma olhadinha na praia. Linda, mas gelada!


Rumamos para Caleta Olivia-AR, onde tomamos o desayuno, e encontramos com um cara do Canadá que há 1 ano e 3 meses está na estrada com sua Kawasaki. Ele está de regresso de Ushuaia.



Os ventos marcaram presença fortemente neste dia, mas a cada dia é notório o quanto estamos aprimorando a pilotagem nestas severas condições em que a moto precisa ser conduzida de lado, como se estivéssemos fazendo uma curva, apesar de se estar numa reta. É difícil explicar como é essa pilotagem, e sei que também é difícil de entender, pois já lemos inúmeros relatos de pessoas falando sobre pilotar neste vento. Agora sabemos na prática como é; temos nossa própria experiência. E por todas as experiências que estamos vivendo nessa aventura, somos gratos a Deus e às pessoas que ficaram nos aguardando, e que estão nos apoiando. Obrigado galera!!


Também é nítido o quanto estamos suportando a cada dia ficar mais tempo sobre as motos. Saímos de Goiânia com almofadas de ar, as quais já furaram várias vezes. No Paraguay compramos o reparo e volta e meia estamos remendando. Era bom ter reservas.

Enfrentamos mais trechos extensos sem paradas para abastecimento, mas felizmente os galões de gasolina reserva não foram sacados neste dia.

Se rodamos 1300km em um dia, e se as motos rodam cerca de 250km com um tanque, então pelo menos 6 paradas precisaram ser feitas neste dia. Mas paramos mais do que isto, pois mesmo com muita gasolina, não deixávamos nenhum posto passar batido.


A cada parada, mais pessoas nos indagando, admiradas com este feito. Estamos longe de casa e elas sabem disso. Então também nos apóiam firmemente, nos enchem de coragem e determinação para seguirmos adiante. Encontramos até com um pessoal de Maringá-PR que está em uma expedição, e retornam destas bandas para casa.

O que também nos dá força são as paisagens. Indizíveis!!! Inexplicáveis!!! Por mais que busquei imagens destas regiões no Google, por mais que pesquisamos e navegamos em busca destes lugares, nada supera estar aqui e ver com nossos próprios olhos. Por isso, digo que e as fotos (e os fotógrafos... rsrss) são ingratas com o papel de parede da nossa viagem.


Hoje vimos a primeira placa de Ushuaia. O sonho está logo ali: 570km, mas vai esperar mais uns dias, pois seguimos para El Calafate para conhecer o glaciar Perito Moreno. Deus, como eu pesquisei e ouvi falar deste lugar, e agora estou aqui!! Gracias, Dios!!!!!


El Calafate é aconchegante ao extremo! Destino de aventureiros e turistas do mundo inteiro para ver o expetáculo da natureza que iremos conhecer amanhã. Espero postar muitas fotos. Estamos hospedados em cabaña novamente, chamadas Nevis (www.camanasnevis.com.ar). Ainda melhor do que a de Bariloche, com dois andares, duas camas de casal, três de solteiro, por 450 Pesos. Aqui o aquecedor precisou ser ligado; à noite fez até 6ºC.

Jantamos pizza neste dia. Não almoçamos (tomamos café a cada parada).

Como recompensa por tantos km feitos neste dia, amanhã não rodaremos tanto. Depois de passearmos por El Calafate e conhecer os glaciares, seguiremos para El Chaitén.