sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

5º Dia - Argentina Caliente

Origem: Santa Fé-ARG
Destino: Santa Rosa-ARG
Distância percorrida no dia: 730km
Distância percorrida total: 3475km

Em mais um dia escaldante por estas bandas, amanhecemos em Santa Fé com 32ªC às 7:00h. Hoje já conseguimos organizar tudo mais cedo, e preciso muito mostrar novamente o tamanho da nossa bagagem.


O 'desayuno' uma vez mais foi uma decepção: uma xicara de leche, dois croissant, raspinha de manteiga e geleia e um pequenino 'baso' de suco de pó. Isto, uma vez apenas.


Bonitinho mas ordinário! 'Baso' é copo, e perguntei se se pronunciava como nosso órgão baço, apontando para meu ventre, ao que alguém respondeu:
- "Sí, pero sin mantega!"

Dose aguentar esses hermanos... kkk

Hoje falei pro Edgar que não estou sentindo que eles estão minimamente preocupados em tentar se comunicar em português conosco. E digo quando estou consumindo, pagando, e não apenas quando estou pedindo um favor ou uma informação. Você conhece alguém que fala espanhol mas que tenta se comunicar  em português? Bem, talvez qualquer deles esteja tentando e não estou percebendo.

Hoje enfrentamos muito calor na Argentina, mais do que imaginamos, já que estamos rumando cada vez mais para 'el sur'. Registrei até 45ºC. É tema nos noticiários aqui.

A saída de Santa Fé rumo a Rosário é uma excelente autopista, e pudemos avançar com muita segurança rumo ao objetivo deste 5º dia. Após Rosário, seguimos por pista simples, mas igualmente bem conservada.  E muito bem sinalizadas também.


Hoje almoçamos frutas em uma barraca de um 'hombre' que vive num trailer estacionado às margens de um 'carril'. Você se lembra de onde vieram as últimas uvas, maças ou pêssegos que comeu?

Diferente o almoço, e nos caiu muito bem neste calor. 
Quanto ao cenário às margens de 'las rutas', achei muito parecido com o Brasil, em extensas lavouras de soja, sorgo, milho e girassol. Há muitas máquinas agrícolas transitando o tempo todo, e também há diversos armazéns gerais, inclusive da Cargill. 


Ao longo dessa nossa empreitada, tenho visto que a mão do Senhor está nos guardando e nos livrando do mal. O que de estranho vimos nesta estrada foi um motoqueiro cair no Paraguay com um pneu furado, além de um pneu de caminhão rodando sozinho na pista hoje e um outro que estourou na estrada (também de caminhão), mas não vimos nenhum acidente grave.

Dificuldades estão aparecendo sim, e sair numa viagem tão desafiadora com esta é mesmo se expor a situações tensas o tempo todo. Mas sei que as orações e a torcida de todos que acompanham e aguardam nosso regresso em paz estão subindo. 

Muchas Gracias queridos! E vejam o que teremos para amanhã: