sábado, 3 de setembro de 2011

EXCEPCIONALIDADES: A REGRA QUE NOS ACOMPANHARÁ NESTE PROJETO

*Por Eduardo

Há cerca de 4 anos atrás, admirados com a audácia de alguns moto-viajantes e tomados por este desejo de realizar o nosso próprio roteiro moto-turístico, traçamos as primeiras idéias sobre nossa ida pra Ushuaia. Desde então, buscamos nos alimentar com informações de experiências parecidas já vividas por muitos. Quem pesquisa sobre moto-turismo na internet, passa a conhecer pessoas que (assim consideramos) são autoridades deste assunto no país:
- Eldinei Viana http://www.viajantesolitario.com.br/ (esta sumidade foi recentemente recolhida por Deus, deixando grande lacuta no moto-turismo brasileiro e um valioso material publicado)
- etc.

Autores de livros, filmes e numerosos relatos de viagens a destinos interessantíssimos da América do Sul como Ushuaia, Atacama, Machu Picchu, Amazônia, Caribe, Santiago/Viña del Mar/Valparaíso, Uyuni etc., e até para além da América Latina, como Alaska, NY, Europa, dentre outros, encontramos em seus sites e blogs as peças deste quebra-cabeça que pretendemos ajuntar.
Certamente que por mais que busquemos informações para errar o mínimo possível em nosso projeto, nada substituirá a experiência que pessoalmente adquiriremos com esta viagem. Aliás, é justamente nestes peritos motociclistas que concluímos: haverão situações imprevistas que teremos que enfrentar. Exceções, vírgulas, dificuldades, tropeços e "opss..." impreterivelmente serão nossos grandes companheiros neste Plano.

Vamos aos nossos recentes e pequenos imprevistos.

Nestes últimos dias, o Edgar foi surpreendido com um diagnóstico de cálculo renal, não antes de passar dias e horas de dor e sofrimento.
Cálculo Renal do Edgar

Apesar do maçante imprevisto, acho que o momento foi providencial. Imaginem uma crise renal a 6 mil km de casa, no frio e chuva, sobre uma moto!! Ele já realizou duas litotripsias, mas ainda não eliminou as pedras. Espero que o companheiro fique bem logo.

Ainda falando sobre excepcionalidades (há as boas também), nesta semana tivemos a grata notícia de que contaremos com a companhia de um outro grande amigo nesta viagem.

Carregamos conosco uma convicção de que quanto mais gente puder nos acompanhar nesta viagem... pior será! É isto mesmo.
Diante das diferenças de opiniões que cada pessoa naturalmente tem, quanto mais gente estiver seguindo em conjunto nesta viagem, mais difícil será estabelecer consensos e, mais ainda, unanimidades. A princípio, pensamos assim - e se juntos pensamos assim, é sinal de que o nosso grupo está coeso. Já pudemos ler sobre a experiência de um grupo de motociclistas que se separou pelo caminho por falta de entendimento. Confira: http://expedicaoaofimdomundo.blogspot.com/   É fato que este grupo, afinal, conseguiu se reunir para concluir a expedição e chegarem juntos em Brasília, como na partida. Um dos membros, o atencioso Flávio Faria inclusive me passou valiosas dicas sobre um trecho do percurso (este tema será o motivo de uma postagem à parte).
Enfim, três pessoas é a quantidade ideal, e digo isto com base nas várias moto-viagens que nós três já empreendemos juntos. Diante de qualquer imprevisto, podemos rapidamente concordar em uma estratégia, sem muitas delongas. E este terceiro integrante é o Joelson Faleiros, um camarada que conheci há muito tempo (nem sei quanto), produtor rural em Bela Vista de Goiás. Nossos pais cotidianamente realizavam negócios de gado. Também estávamos sempre em contato nos finais de semana, pois éramos vizinhos de banca nas feiras onde trabalhávamos. Já temos kms rodados suficientes para duvidar que teremos dificuldades de relacionamento na execução do Projeto. Ele tem uma Honda Hornet 2009 dourada, e essa máquina vai levá-lo agora ao extremo sul das Américas (caraca, essa viagem vai ser um show!!).

Hoje o Joelson arrumou umas folhas para o Edgar fazer um chá quebra-pedras. Vamos ver no que vai dar.

Também demos uma peneirada em Anápolis procurando uma moto para mim. Sem sucesso por enquanto.