sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

12º Dia - Punta Arenas

* Por Eduardo

Dia de descanso e passeio.


Aproveitei para atualizar o blog com fotos dos dias anteriores, onde enfrentamos um quase apagão de internet.

Saímos para andar em Punta Arenas. O povo chileno, tal como o argentino, está sendo muitíssimo hospitaleiro conosco, e a cidade tem a arquitetura adequada para neve, apesar de tudo muito velho ou mal conservado. "Não pasa nada!" Gostei da cidade, dos carros bem diferentes (na Argentina são os mesmíssimos carros do Brasil), do friozinho permanente, do trânsito de turistas.

Cambiamos alguns Pesos argentinos por Pesos chilenos (1 ARG = 95 CL). Tomamos um taxi e seguimos para a Zona Franca.



Calculando aqui e ali concluímos que não é um lugar em que os preços sejam assim tão atrativos. Mas o que mais procurávamos nesta cidade eram neumáticos (pneus) para as motos, pois o desgaste está nos deixando preocupados. Infelizmente, apenas três lojas comercializam o produto, e no momento não têm disponível os que sirvam nas nossas motos. Continuaremos procurando.

Compramos óleo de motor Motul para trocar adiante, por um preço muito bom que tirou o prejuízo que tomamos em Bariloche (4900 Pesos chilenos = R$16,74), e também lubrificante spray para relação (Motul também).

Demos uma olhadinha na barcaça que irá nos levar do outro lado do Estreito. Pagaremos 10000 Pesos chilenos pela travessia até Porvenir-CHL, marcada para as 9:00h (http://www.tabsa.cl/Html/Porvenir.php). Depois enfrentaremos o pior trecho da nossa Expedição, em estradas de rípio (cascalho).



Lanchamos no duty free e voltamos para a Plaza da cidade, onde estava acontecendo uma encenação cômica, à céu aberto, sobre o descobrimento do canal que margeia a cidade  por Fernão de Magalhães. Este canal liga os oceanos Atlântico e Pacífico, e aqui é considerado como sendo parte do Pacífico.


Na volta para o Hostal, encontramos com um americano (Houston, Texas) que se hospedou hoje, e que está de regresso de Ushuaia, mas com uma notícia ruim. Ele caiu no rípio que iremos enfrentar amanhã, machucou o pescoço, está vendendo a moto por aqui e retornará para casa para fazer uma cirurgia. Nos recomendou bastante cuidado, ainda mais com estas motos que estamos, totalmente inapropriadas para este trecho.


Suerte! Mr Jan H. Daub (roving96535@mypacks.net)