segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

8º Dia - Vientos de la Patagonia

Origem: San Carlos de Bariloche-ARG
Destino: Sarmiento-ARG
Distância percorrida no dia: 700km
Distância total percorrida: 5160km


Amados e Amadas, a saudade é forte!

Bariloche é luxo e etc., mas dali pra frente a Patagonia é muito selvagem - e mais bela a cada quilômetro que devoramos com nossas motos.



Saímos hoje das Cabanas Tolhuin por volta das 8:00h. Para uma segunda-feira, meio tarde. Mas era dia de trocar o óleo das motos, e a oficina somente abre por volta das 9:00h. Com a natural lei da oferta e procura operando livremente, tivemos que pagar 65 Pesos (R$28,00) pelo litro de óleo Castrol SAE 20W-50 MotoGP na autorizada Honda da cidade. Em Goiânia, um litro desse óleo é vendido por uns R$13,00. Ainda tivemos que pagar mão-de-obra, 50 Pesos, o que geralmente não é cobrado na nossa casa.



A estrada que nos levou até Esquel-AR, já na Província del Chubut, é alucinante!! A cada curva, uma vista para nos tirar o fôlego. Florestas de pinheiros, correntes de águas... tudo perfeito!


Mais alguns quilômetros com fortes ventos laterais que nos obrigam a pilotar as motos inclinadas contra o vento. Cansativo e atrapalha a execução do percurso projetado para hoje.

Foi na municipalidad de El Bolsón que avistamos o primeiro pico nevado. Esta cidade está enfrentando um incêndio há alguns dias, e as cinzas e fumaças impedem melhores vistas. Aqui também pegamos a menor temperatura: 13ºC, com uma garoa de doer. Aliás, desde Bariloche já saímos melhor vestidos para o trajeto deste dia.


Impressionante é observar como a paisagem se alterou ao longo deste dia: experimentamos bom frio, moderado calor, e ambos em meio a bosques e também em áreas desertas.

Rodamos longas distâncias sem postos de combustíveis, e todos lançamos mão da nafta reserva. Um cidadão que viajava levando uma lancha parou e ofereceu um pouco de combustível. A dificuldade foi colocá-lo na moto com tanto vento. Felizmente, trouxemos mangueira para esta situação.



Originalmente, planejávamos dormir esta noite em Comodoro Rivadavia-AR, mas com a rodovia travada em muitas curvas, ventos laterais fortíssimos e essa dificuldade com combustível, o ritmo foi bem prejudicado, e paramos para dormir em Sarmiento, 150km antes.


As motos já estão abastecidas para o próximo dia, e certamente percorreremos este trajeto durante o nascer do sol.