segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

8º Dia - Vientos de la Patagonia

Origem: San Carlos de Bariloche-ARG
Destino: Sarmiento-ARG
Distância percorrida no dia: 700km
Distância total percorrida: 5160km


Amados e Amadas, a saudade é forte!

Bariloche é luxo e etc., mas dali pra frente a Patagonia é muito selvagem - e mais bela a cada quilômetro que devoramos com nossas motos.



Saímos hoje das Cabanas Tolhuin por volta das 8:00h. Para uma segunda-feira, meio tarde. Mas era dia de trocar o óleo das motos, e a oficina somente abre por volta das 9:00h. Com a natural lei da oferta e procura operando livremente, tivemos que pagar 65 Pesos (R$28,00) pelo litro de óleo Castrol SAE 20W-50 MotoGP na autorizada Honda da cidade. Em Goiânia, um litro desse óleo é vendido por uns R$13,00. Ainda tivemos que pagar mão-de-obra, 50 Pesos, o que geralmente não é cobrado na nossa casa.



A estrada que nos levou até Esquel-AR, já na Província del Chubut, é alucinante!! A cada curva, uma vista para nos tirar o fôlego. Florestas de pinheiros, correntes de águas... tudo perfeito!


Mais alguns quilômetros com fortes ventos laterais que nos obrigam a pilotar as motos inclinadas contra o vento. Cansativo e atrapalha a execução do percurso projetado para hoje.

Foi na municipalidad de El Bolsón que avistamos o primeiro pico nevado. Esta cidade está enfrentando um incêndio há alguns dias, e as cinzas e fumaças impedem melhores vistas. Aqui também pegamos a menor temperatura: 13ºC, com uma garoa de doer. Aliás, desde Bariloche já saímos melhor vestidos para o trajeto deste dia.


Impressionante é observar como a paisagem se alterou ao longo deste dia: experimentamos bom frio, moderado calor, e ambos em meio a bosques e também em áreas desertas.

Rodamos longas distâncias sem postos de combustíveis, e todos lançamos mão da nafta reserva. Um cidadão que viajava levando uma lancha parou e ofereceu um pouco de combustível. A dificuldade foi colocá-lo na moto com tanto vento. Felizmente, trouxemos mangueira para esta situação.



Originalmente, planejávamos dormir esta noite em Comodoro Rivadavia-AR, mas com a rodovia travada em muitas curvas, ventos laterais fortíssimos e essa dificuldade com combustível, o ritmo foi bem prejudicado, e paramos para dormir em Sarmiento, 150km antes.


As motos já estão abastecidas para o próximo dia, e certamente percorreremos este trajeto durante o nascer do sol.




7 comentários:

  1. Que texto rico em detalhes. Nem precisa foto. Só de ler já dá pra imaginar. Parabéns!!!
    Ps. Combustível é o preço da modernidade. Se tivessem a cavalo, não faltava capim.rsrs.
    Ivan Henrique

    ResponderExcluir
  2. Opá. Aqui está a mesma correria de sempre, Parece que o dia só tem 8Horas, e muito pequeno para resolver tantos problemas. A vocês Aventureiros eu quero que curtão bastante esta aventura, Boa sorte a vocês e um forte abraço Joelson.
    André Pimentel

    ResponderExcluir
  3. Opa,
    está legal isso aqui...
    a viagem está fantástica. parabéns.

    dica: mude a opção do seu blog para exibir mais postagens por página, e tente colocar uma foto por post.

    Abraço.
    Claudio (Cunhado)

    ResponderExcluir
  4. Acompanho voces todos os dias.Fotos comentarios
    tudo perfeito,ficoaqui mais ao mesmo tempo penso
    que estou com voces,neste sonjho sendo realizado
    a cada dia.
    que Deus esteja com voc^~es.
    Luiz...

    ResponderExcluir
  5. Caros amigos, o cenário deste trajeto entre Bariloche-Esquel é fantástico. Pena este incêndio ter acontecido. Vocês devem ter pego vento pelas costas até Sarmiento, porque quando viajei o peguei de frente, numa força estúpida. Comodoro Rivadávia é conhecida como a "ciudad de los ventos" e ali o bicho pega, mas o trecho é curto. Dizem que na Terra do Fogo só há ventania após as 10 h da manhã. Aproveitem o horário mais cedo para fazer esta travessia na volta, já que na ida ficará meio difícil. Peguem o trecho de rípio que passa por Onaisin (onde o movimento é menor), por uma estradinha de terra que passa por trás do hotel Talkeynen (em Cerro Sombrero). Dá para ver da rodovia este hotel. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Hehe!! Vontade de estat ai com vcs p ver Esses lugares lindos! Estamos aki sempre torcendo e com saudades!!Lud

    ResponderExcluir

Obs.: se você deseja deixar um comentário, mas não tem conta do Google ou outra da cortina, selecione "Anônimo". Não se esqueça de assinar a postagem!