segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

22º Dia: Reingresso no Brasil

Origem: Chuí-RS
Destino: Tavares-RS
Distância percorrida no dia: 370km
Distância percorrida total: 12230km

*Por Eduardo

Reta final para chegarmos em casa, no 22º dia já não queríamos mais saber de conhecer lugares ou tirar fotos. Os próximos dias seriam apenas uma consequência de se ir a tão longe em uma aventura. Ainda assim, conhecemos lugares bacanas, como o tão festejado Chuí, última cidade do Brasil (apesar que lá há placas dizendo que é a primeira). Não é um lugar bonito, mas trouxe a nós o sabor de estar de volta em nosso país. 

A fronteira com o Uruguay é apenas uma avenida. Um país de cada lado. Chuí e Chuy. Do lado de lá, uma área comercial livre de impostos, mas que na nossa percepção não oferece preços assim tão atrativos como em Ciudad del Este.

A entrada no Brasil não requer, para nós brasileiros, qualquer trâmite em aduanas, mas se demos entrada no Uruguay, era bom dar a saída também - assim, colabora-se com o serviço público de controle migratório deles e evita uma possível multa numa eventual nova entrada no país.

Há, porém, placas da Receita Federal do Brasil requerendo a declaração de compras dos turistas. 







Saindo do Chuí, Brasil adentro, passa-se pela reserva do Taim, um local onde avistamos muitas capivaras.


Ao invés de passarmos pela movimentada rota até Porto Alegre, escolhemos passar pela porção de terra mais ao leste, numa estrada entre o Oceano Atlântico e as lagoas Mirim e dos Patos. Para tanto, foi necessário tomar mais uma balsa entre Rio Grande-RS e São José do Norte-RS.


O restante do dia foi chegamos em Tavares-RS, onde ficamos no hotel Parque da Lagoa (http://www.hotelparquedalagoa.com.br). Bem bom, com piscina e etc. À noite, depois de tantos dias, comemos o então saudoso arroz com feijão!