quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

25º Dia - De Goiânia a Goiânia, caminho de Ushuaia

Origem: Ibaiti-PR
Destino: Goiânia-GO
Distância percorrida no dia: 950km
Distância percorrida total: 14330km

*Por Eduardo

Último dia da nossa Expedição ao Extremo - Do Cerrado ao 'Fin del Mundo', e agora de volta a Goiás!

Goiás é mais!!!

Despertamos no Paraná sob o som da chuva, e desde o quarto já saímos prontos para enfrentar água até chegar em casa, segundo notícias que tínhamos de cá. Às 7:00h, os 12 cilindros já urravam na estrada rumo ao norte - teríamos quase mil quilômetros para encerrar a Expedição. Nada de câmeras fotográficas, etc. Apenas asfalto e paradas para abastecimento. A chuva deu trégua, e chegamos em Goiânia às 19:00h. 

Apenas uma paradinha na entrada da cidade para a despedida, uma foto, e seguimos para os nossos lares (o Joelson ainda teria 50km até chegar em casa, em Bela Vista de Goiás).


A nossa aventura foi concluída com êxito!

Estamos gratos a Deus por ter nos guardado nesta empreitada, e gratos também a todos que de qualquer maneira apoiaram e contribuíram com a realização deste sonho. Cada um que acompanhou o blog, comentando ou não, colaborou de uma maneira inegável. O contador de acessos passou da casa dos 6000 neste derradeiro dia, e isto nos motivou muito, em especial a mim que assumi a tarefa de mantê-lo, dentro do possível, atualizado. Confesso que haviam dias em que depois de horas e horas montado no meu cavalo-de-aço, só queria banho e cama. Mas tinha um compromisso de fidelidade a retribuir aos nossos leitores.

Aos nossos familiares e colegas de trabalho que seguraram as pontas até nossa chegada, nossa terna gratidão.

Agradeço também aos meus companheiros Edgar Uchôa Meireles e Joelson de Paula Faleiro. Consigo imaginar outros caras numa viagem dessa conosco, mas não consigo vê-la acontecer sem eles.

Ao longo do trajeto, muitíssimas pessoas - paraguaios, argentinos, chilenos, uruguaios e brasileiros - se mostraram admiradas e encantadas com esta viagem. De fato, ir a Ushuaia é o sonho de qualquer motociclista que avança ao estágio de mototurista. Se você, assim como nós, tem este desejo no coração, quero encorajá-lo a buscar até alcançar. Ushuaia é exatamente aquilo que eu esperava, e conquistá-la é algo muito possível. Então vá em frente, permita-se esta individual realização.

Agora entendo melhor o que diz Amir Klink:
"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

Fomos ver Ushuaia. Respiramos o ar de todos os lugares ao longo de 15mil km. Estivemos expostos a tudo quanto pudesse nos acontecer sobre essas motos. Sentimos temperaturas oscilando 30ºC num mesmo dia. Sentimos o que é estar longe, e não poder simplesmente tomar um voo para casa. Sentimos saudade. Talvez viajar a Ushuaia de moto seja menos romântico do que se espera, mas os encantos de seu caminho nos permitem sim viver uma formidável e inesquecível experiência.

Portanto, quero muito deixar esta afirmativa bem aqui: EU ♥ USHUAIA!

* * *

Várias pessoas com quem já me encontrei depois da chegada me perguntam quando é que será a próxima aventura.

Digo que não sei, mas...


SUERTE MUCHACHOS!!