terça-feira, 29 de novembro de 2011

NÓS CREMOS: FIM DO MUNDO EM 2012, E FALTA APENAS UM MÊS!

* Por Eduardo

Calma muchacho, não sou seguidor de profecias Maias. A maior ligação que posso ter com essas civilizações americanas pré-colombianas se resume ao desejo de viajar - de moto, é claro - ao altiplano andino, conhecer a Machu Picchu dos Incas. Me aguarde!

O fato é que falta um mês para partirmos em nossa expedição rumo a Ushuaia, conferir a curva do vento, procurar as botas de Judas, bem como o seu cafundó!
"La cidade del fin del mundo" é um dos diversos pseudônimos dados à cidade mais ao sul do planeta, a qual escolhemos para visitar, com muita emoção, em Janeiro de 2012 - ou seja, antes que ela se torne a cidade do topo do globo, o novo Norte decorrente da precessão. Que medinho... kkkk

Vejamos como está a Capital da Tierra del Fuego:


Muito linda heim?

Enquanto nosso contador gira para próximo de 2012 visitas (uhuuuu), os preparativos vão a todo vapor. Semana passada retiramos as motos da revisão, onde foram trocados todos os fluídos e filtros, completamente limpos os sistemas de injeção, engraxadas e lubrificadas onde mais fosse possível. Troquei o pneu dianteiro também (o Edgar deve trocar em Ciudad del Leste-PY, e o Joelson não deve precisar). As motos estão prontas! A documentação também está em ordem, e estamos mexendo com os seguros. Também compramos trancas para as motos (um amigo relatou que até os carabineros trancam as motos na porta das delegacias argentinas... espero seja brincadeira).

Outro preparativo importante foi adesivar as motos para protege-las de pedrinhas, um trabalho difícil, e que nem ficou assim perfeito, mas que serve para a finalidade para o qual foi feito. Este trabalho foi chato de fazer, mas também caro pra terceirizar. Como estamos inconformados com essa infinidade de imprevistos e despesas que surgem, encaramos. Enfim, estes preparativos fazem parte do Projeto, e será a famosa "luta sem a qual a batalha não tem sabor"... (tô num enjoo dessas frases prontas... rss).

Uma importante decisão foi tomada, e merece ser destacada: decidimos conhecer Asunción, capital del Paraguay, donde estan las paraguayas, sonrientes a bailar... O Luis, pai do Edgar, conhece a capital, e nos recomendou visitá-la.

Com isto, fecharemos o legítimo roteiro do Mercosul. Interessante que esta ida a Asunción não irá aumentar muito a distancia que rodaremos, e outra oportunidade como esta não sabemos quando haverá.

Agora, temos este roteiro traçado, sempre sujeito a alterações ao longo do percurso:


Teste da Bagagem
02/01 Goiânia - Foz do Iguaçú = 1.400km
03/01 Foz do Iguaçú - Asunción = 400km
04/01 Asunción - Santa Fé = 875km
05/01 Santa Fé - Santa Rosa = 804km
06/01 Santa Rosa - Bariloche = 960km
07/01 Bariloche - Comodoro Rivadavia = 841km
08/01 Comodoro Rivadavia - El Chaltén = 886km
09/01 El Chaltén = 0km
10/01 El Chaltén - El Calafate = 114km
11/01 El Calafate - Puerto Natales = 274km 
Clique
12/01 Puerto Natales - Rio Grande = 521km
13/01 Rio Grande - Ushuaia = 213km
14/01 Ushuaia = 0km
15/01 Ushuaia = 0km
16/01 Ushuaia - Rio Galegos = 570km
17/01 Rio Galegos - Caleta Olívia = 711km
18/01 Caleta Olívia - Puerto Madrin = 517km
19/01 Puerto Madrin - Bahia Blanca = 670km
20/01 Bahia Blanca - Buenos Aires = 658km
21/01 Buenos Aires - Montevideo = 174km
22/01 Montevideo - Punta del Este = 133km
23/01 Punta del Este - Rio Grande 430km
24/01 Rio Grande - Tubarão = 540km
25/01 Tubarão - Ourinhos = 925km
26/01 Ourinhos - Goiânia = 804km

Certamente que este roteiro irá se alterar ao longo da viagem. 


Caminhamos para o fim dos preparativos, o fim da espera, o fim da ansiedade. Estamos avançando para o fim que queremos dar a este sonho, consumando-o. Iremos para o Fim do Mundo, se Deus quiser!!

Acerca del final de nuestros días, estoy tranquilo: estoy con Cristo!

7 comentários:

  1. Eu ajudei a adesivar a moto...hihihihihi deu um trabalho, mas valeu muito a pena...a moto ficou bem original (cores, detalhes, etc..) e continuou bonita..!

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  2. Caros amigos, gostaria de ter mandado a mensagem por email, mas os localizei no blog (seria legal disponibilizá-los). Como fiz esta viagem em 2009 (em 31 dias), tomo a liberdade de fazer as seguintes sugestões: a) Seria interessante passar um dia a mais em Puerto Madryn para conhecer a Península Valdez (e talvez Punta Tombo), que possui a maior concentração de pinguins e lobos marinhos da América. Seria uma pena perder esta oportunidade. O tour pela Península dura em torno de 6/8 horas; b) Se vocês desejarem caminhar sobre o glaciar Perito Moreno, precisarão também de um dia a mais em El Calafate; c) Sobre aquisição de pneus no Paraguai, acerte daqui a compra, porque eu não os encontrei para a VStrom1000 em 2009 (a entrada de pneus para o Brasil está proibida e eles não possuem estoque e variedade deste produto); d) Outra preocupação que me veio é o trecho de Assunção a Santa Fé (875 km) num único dia. Talvez valha a pena procurar informações com alguém que tenha passado por lá recentemente. Tenho um amigo que, em 2010, demorou um dia inteiro para rodar 300 km no Paraguai, por causa das constantes paradas em bloqueios do Exército e da polícia. Em 3 ocasiões ele teve que dar propina, mas viajava sozinho. Talvez num grupo maior isso não aconteça. Eu, sinceramente, desconheço uma única pessoa que não tenha sido vitimada pelo propinoduto paraguaio, mas pode ser que esta realidade tenha mudado.
    Há muitos outros lugares que valeriam a pena um dia a mais, como o passeio pela região dos lagos, de Bariloche. Creio que numa viagem longa como esta, em menos de um mês, pode surgir aquela sensação angustiante de “ter ido e não conhecido”. São muitas belezas pelo caminho que, certamente, terão que ser filtradas, porque de qualquer jeito não dará para ver tudo mesmo. Lembro também que na região de Rivadávia, os ventos são fortíssimos (geralmente entre 60-80 km/h), e merecerá muita atenção, particularmente no que diz respeito à quilometragem rodada num único dia. Não desejo criar a impressão de intrometimento no planejamento de vocês, porque os locais escolhidos são os melhores e os detalhes foram muito bem pensados. Forte abraço e boa viagem.

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  3. Prezado Flávio (http://flaviomotoviagens.blogspot.com/),

    acima de tudo, seu comentário nos honra muito!!

    Seguindo sua recomendação, adicionei nossos e-mails pessoais. Os comentários seguem para o e-mail do blog, para moderação.

    Em conversa que nós, integrantes desta expedição, tivemos recentemente, concluímos que o roteiro traçado só poderá ser considerado definitivo quando retornarmos de viagem. Acreditamos na alteração cotidiana, mas sempre vigiando para garantir o cumprimento das metas, sem as quais a viagem estaria comprometida. Por esta razão é que quero dar especial atenção às alterações que você nos recomendou - e que peço que continue oferecendo enquanto estivermos na estrada. Você tem razão sobre perder a chance de conhecer a pinguinera!

    Temos pesquisado sobre lugares e acontecimentos que poderemos aproveitar nesta trip. Se depois que eu for embora de um lugar, descobrir que tinha um encontro de moto-clubes argentinos na rua de trás do hotel, vou ficar frustradíssimo!!

    Mas é como você disse: não dá pra ver tudo...

    Por exemplo: queremos conhecer a floresta petrificada de Puerto Deseado. Vamos ver se será possível.

    Quanto aos pneus, falei com integrantes de um Moto-Clube de Foz, e nos ajudaram bastante nesta decisão (fica a dica sobre procurar na internet os "Moto-Caras" nos destinos).

    Finalmente, sobre rodar no Paraguai, também estávamos reticentes, pelas histórias que lemos e ouvimos. Mas o Ricardo Rauen (www.rauenmotoviagem.com.br) nos motivou a fazer. Será uma chance de incluir uma nova Capital de País no roteiro sem alterar a distância. Com isto, fecharemos o roteiro do Mercosul. Estamos alegres com isto.

    Flávio, obrigado pelas valiosas dicas. Seus relatos ajudaram demais. Visite-nos sempre!!

    Um abraço,

    Eduardo Lucas Vieira

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  4. decisões.
    Eu, quando cheguei a Ushuaia, adentrei a cidade sozinho com minha esposa na garupa, fato curioso para quem saiu de Brasília em 4 motos (4 casais). O bate-estaca da viagem expôs os "nervos" e os diferentes "sensos de prontidão" de cada participante, levando o grupo a se romper ainda na Península Valdez no caminho de ida (depois nos reagrupamos). Após esta experiência só tenho dividido a estrada em viagens longas com quem conheço profundamente. Naquela ocasião era a primeira viagem deste em grupo, e julgávamos que nossa amizade estaria acima de qualquer desafio. É certo que as grandes quilometragens diárias, com poucos dias de descanso, sempre afetam o moral da expedição.
    Vocês identificaram com sabedoria os melhores locais. Ir além disso seria uma missão dificil para tão curto espaço de tempo.
    Conheço e admiro bastante o Ricardo e se ele falou que o Paraguai está tranquilo, pode seguir os conselhos dele.
    Eu havia enviado uma mensagem para um amigo que passou pelo Paraguai duas vezes (em viagem solo). Eu o conheci no Atacama, em 2007, e eu tinha a intenção de voltar pelo Paraguai. Ele me desaconselhou na ocasião (tinha acabado de passar por lá) porque a polícia só faltou levar as cuecas dele. Antes de dar meu pitaco no seu blog eu havia mandado um email para ele e, por coincidência, me respondeu ainda há pouco, dizendo que na sua segunda viagem (acho que em 2010) não teve o mesmo problema com a polícia, mas foi parado 3 vezes pelo Exército na ocasião (sem propina) que averiguou detalhadamente a documentação dele e da moto. Foram paradas de longos minutos e em duas delas averiguaram inclusive a bagagem nos baús (talvez em busca de drogas). O trecho de Foz até Assunção sempre foi tranquilo sob este aspecto, mas mais pro interior a propina rolava solta. Fico feliz em saber que essas coisas não têm acontecido.
    Eu estaria indo para Ushuaia também neste próximo 30 de dezembro/2011, mas meu parceiro Paulo Amaral teve um acidente indo para o encontro de motos de Ponta Porã. Uma caminhonete o atropelou num cruzamento e ele perdeu o baço, o rim esquerdo e fraturou a bacia. Passou por duas cirurgias de alta complexidade e estará impossilitado de pilotar pelos próximos 6 meses. Acabei cancelamento o projeto, particularmente porque eu estava fazendo esta viagem mais em atenção a ele (estive em Ushuaia em 2009 e voltar lá num período tão curto não era meu projeto ideal). Troquei minhas férias para o segundo semestre e devo perambular pela Colômbia, Equador e Venezuela (atravessando o Peru) para conhecer outros países da América do Sul onde ainda não estive de moto.
    Vou acompanhá-los atentamente em sua expedição a Ushuaia, vibrando muito pelo sucesso do empreendimento. Não se esqueça de postar o máximo de fotos e de boas dicas para futuros viajantes. Este instrumento se tornou o melhor para qualquer planejamento de viagem, por estar calcado na experiência in loco de outros aventureiros. Parabéns e muita paz na condução do projeto.Forte abraço.

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  5. Obrigado Grande Flávio, pelos conselhos e tempo gasto conosco!

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