terça-feira, 18 de outubro de 2011

SUBMETENDO O EQUIPAMENTO

*Por Eduardo


Pit-stop em Claudinápolis
 
Revit Raptor - Edgar

Neste dia em que o contador de acessos do nosso blog completou 1000 (vide rodapé), faltando exatos 80 dias para acelerarmos rumo à Patagônia, conseguimos encontrar um tempo livre para dar um tirinho rápido por algumas rodovias próximas de casa.

Seguimos na saída de Trindade até o trevo de Anicuns, de onde rumamos para Itaberaí, retornando a Goiânia. Foi uma oportunidade para testarmos alguns dos equipamentos - temos procurado fazer estes testes para que haja tempo para os ajustes.

Calça Desert - Edgar

Dias atrás saímos na chuva para testar as roupas impermeáveis. Eu tomei uma chuva de leve e aprovei o agasalho (pretendo tomar uma chuva mais drástica). Minha moto apresentou algum problema no alarme, e provavelmente a roupa molhada impediu que o sistema detectasse a unidade que estava guardada dentro do bolso. Houveram dois acionamentos involutários, que me forçaram a parar no meio da chuva, retirar a luva e abrir a jaqueta em busca do controle. Já o Edgar, que saiu numa chuva mais pesada, teve o azar de ver seu iPhone mergulhado na piscina que se formou no bolso da jaqueta. De todo modo, já pretendíamos mesmo usar capa de chuva por cima de toda a endumentária "waterproof". Fora isto, o equipamento dele é muito bom, e está pronto para rasgar o cone sul. Ainda assim, não estamos confiando em nossas luvas... estamos céticos a respeito da existência de luvas verdadeirmente impermeáveis. Toda luva que compramos não aguenta água. Estamos buscando alternativas para resolver isto, pois as mãos ficam muito expostas durante a pilotagem, e todo vento constante, frio, água e pedriscos deve castigá-las.

Shark Evoline 2 - Edgar
Neste passeio, um evento que nos deixou em alerta foi que um parafuso do suporte de baú Givi do Edgar se soltou e sumiu sem nos darmos conta. Achei estranho o baú estar balançando tanto e quando paramos para verificar... Por sorte, achamos uma ferragista aberta em Americano do Brasil e compramos o parafuso. 

Revit Rival - Edgar
Outro equipamento que testamos foi o GPS Garmin Zumo® 660, equipamento ideal à prova d'água que o Edgar comprou nos EUA. Este navegador tem os mapas da América do Sul, com uma interface muito boa e uma grande quantidade de informações. As rotas podem ser calculadas diretamente nele ou através de um programa no computador (Map Source), baixadas depois. Ele vai acoplado em uma base que o Edgar instalou no guidão de sua moto, cuja fiação é ligada direto na bateria. Por falar em bateria, a do Edgar apresentou algum problema de carga, e já estávamos cotando uma nova. Mas depois de dar uma carga lenta em uma auto-elétrica, ela voltou a funcionar bem.

Máquinas na pista!
Considero esses acontecimentos valiosos para nos deixar ligados nas fragilidades antes da partida. Não poderemos evitá-los, mas devemos estar treinados para ao menos saber como reagir diante deles.

Voltando a falar do GPS, com a mudança na data da saída para o dia 02/01/2012, e ponderando melhor, recalculamos o roteiro e decidimos margear o Chile na ida e retornar pela Ruta 03, na costa do Atlântico. Esta mudança tem uma razão muito simples: a Ruta 03 é uma das principais rodovias argentinas, com pouquíssimos trechos sem asfalto ao longo de seus 3000km. Corta o país pelo lado oriental de norte a sul - de Buenos Aires até a Terra do Fogo. Portanto, é uma estrada mais fácil de ser vencida, e queremos deixar as facilidades para a volta, quando estaremos mais cansados. Na ida, tomaremos diversas rodovias diferentes, diversos trevos, etc. Estes mapas foram gerados pelo programa do GPS, e mostram o roteiro internacional que percorreremos:

Rota de Volta

Rota de Ida - Imagem gerada pelo
Map Source - GPS Garmin Zumo® 660

O outro equipamento que testamos neste rápido passeio foi a filmadora que ganhei do Nícolas no dia dos pais, mas que somente agora chegou dos EUA.

Fixei a Go-Pro® Full HD no tanque da moto e fizemos filmagens bem legais.


Os vídeos em alta definição consomem muita memória no SD Card, e por isso devemos providenciar mais algumas unidades para não perdermos as deslumbrantes paisagens que certamente veremos nas carreteras argentinas. Vale lembrar que o Edgar está levando um disco rídigo externo de 320gb para descarregarmos vídeos e fotos.
Refresco em Itaberaí

2 comentários:

  1. EDGAR E EDUARDO, QUERO PARABENIZA-LOS POR SEREM AMANTES DO MOTOCICLISMO, DE FORMA RESPONSÁVEL E SÉRIA.RELATANDO COM CONSCIÊNCIA, OS PRAZERES E DESPRAZERES QUE O MOTOCICLISMO PODE PROPORCIONAR, PARA QUE TODOS OS AMANTES DE DUAS RODAS, ESTEJAM SEMPRE ATENTOS COM SUAS PRÓPRIAS VIDAS, SE EQUIPANDO DE FORMA ADEQUADA, PARA VIVER INTENSAMENTE E, COM SEGURANÇA TODO PRAZER E ADRENALINA QUE ESSE VEÍCULO PODE PROPORCIONAR E, MOSTRAR-SE ATENTOS COM A VIDA DOS DEMAIS.
    DESEJO A VOCÊS E TODOS OS AMANTES DO MOTOCICLIMOS, BOA SORTE E QUE DEUS OS ILUMINE E OS PROTEJAM SEMPRE.
    GRANDE ABRAÇO DA MARIA DIVINA UCHOA.

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  2. E ai grande...

    Cara, ainda bem q vc me deu o toque, tava pesquisando sobre aquele trecho e me paresse q ja estava sendo asfaltado, mas ainda nao concluiram.
    E tinha visto um relato de um cara q atravessou em uma Mirage 650.

    acabei alterando o roteiro tbm, como vc falou.

    A ansiedade ta grande, mas só vou partir lá pro dia 12 de novembro.
    estava indo sozinho, mas um dos meus irmaos ta querendo ir na garupa.
    Agora to vendo a possibilidade de acampar, pra nao depender muito de hotel..
    pelo menos dia sim, dia nao.

    Novidades, agente se fala...
    Abraço.

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